quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Enquanto Esperamos - A Origem do Limbo

Sei que todos estão cansados de ler nossos post gigantescos, mas Schultz também é cultura... Vai mais um complemento do que está acontecendo. Serve como um detalhamento do que a Cris escreveu no post anterior.

Faz duas semanas que estou conversando direto por telefone com a Maura, do Consulado, a respeito desse assunto. Ela tem sido muito atenciosa, de fácil acesso, e tem respondido a todas as perguntas. Vou me estender um pouco, mas valerá para esclarecimento.

A situação atual do consulado é a seguinte:

Para processos que iniciaram depois de 27 Feb 2008 (poucos casos conhecidos) e também depois da nova lista da NOC em 28 Nov 2008 (o único caso que conheço é o nosso), o Governo do Canadá mudou as regras, como todos já sabem. A questão é que eles definiram que toda a documentação E o pagamento devem ser encaminhados diretamente para o escritório de Sydney, NS. Porém, em conversas com a Maura, verificou-se que o Governo do Canadá não percebeu que não são todos os países do mundo em que as operações de Certified Cheque e Bank Draft existem. No Brasil, elas não existem.

Em alguns países, como a Inglaterra e EUA, você pode solicitar ao banco um "Certified Cheque", ou seja, o banco garante que aquele cheque terá fundos e que ele próprio (o banco) é o responsável pelo pagamento. Claro que, ao solicitar isso, você paga adiantado ao banco e sai com o cheque na mão. Coloca o cheque no envelope e envia para o Canadá.

A única modalidade praticada no Brasil é o "Bank Order". Isso é como se fosse uma remessa de dinheiro para o exterior. Alguns bancos, como o Banco do Brasil ou o Western Union, e a maioria das casas de câmbio, fazem esta operação, mediante o pagamento de uma pequena taxa. Para nós, seria em torno de CAN$ 50. Porém, para realizar esta operação, é necessário o nome do favorecido (Receiver General for Canada), o banco, a agência e a conta corrente que irá receber o dinheiro. E ninguém no Consulado do Brasil sabe esta informação. De acordo com a Maura, eles não sabem e não estão autorizados a solicitar isso para o Canadá. Nem mesmo o telefone do escritório de Sydney eles podem fornecer.

O Receiver General for Canadá é uma instituição pública responsável por receber todos os pagamentos destinados a serviços públicos no Canadá. No site deles (http://www.tpsgc-pwgsc.gc.ca/recgen/txt/index-eng.html) tem uma lista de tudo o que pode ser pago. Curiosamente, não encontrei neste site também nada a respeito de processos de imigração.

Então, a Maura me disse que estão empenhados em discutir com o CIC uma forma de se efetuar o pagamento para os países que não possuem Certified Check, Bank Draft nem Money Order. Conforme ela falou, uma das alternativas seria abrir o OnLine Services para pagamento com cartão de crédito, que atualmente não está disponível para o Brasil (apesar do site permitir o pagamento). Estão discutindo, mas enquanto não houver retorno, não poderão ser efetuados os pagamentos e consequentemente não poderão ser enviados os formulários, mas isso não quer dizer que o processo esteja suspenso. Pelo contrário. De acordo com uma entrevista encaminhada por uma colega de um grupo que participamos, o Ministro Kenney quer incentivar a imigração e otimizar o processo, até inclusive temendo que outros países como Austrália e Nova Zelândia venham a sugar a força de trabalho preciosa que eles precisam (ehhe)

Conclusão: eles simplesmente não levaram em conta os métodos de pagamento dos países quando definiram o processo de imigração. Estão discutindo agora isso.

A nossa situação está no seguinte pé:

De acordo com instruções do site do CIC e do Site do Brasil, preenchemos o formulário, depositamos o dinheiro na conta do HSBC no Brasil e enviamos o comprovante de depósito por AR dos Correios para Sydney, NS, no endereço mencionado no site - que de acordo com a Maura é o endereço correto, e não o do Courier (usado apenas em caso de remessas por serviços postais particulares, como DHL e UBS). A Maura disse que nossa documentação será rejeitada e devolvida com certeza, por causa do depósito irregular. Quando recebermos de volta, devemos encaminhar ao Consulado do Canadá o comprovante de depósito para que eles nos reembolsem. Já faz 18 dias que enviamos e até agora não houve retorno. Estamos esperando...

Todas estas informações foram confirmadas novamente HOJE por mim em contato telefônico com a Maura.

Lembram daquela música? Então: "Quando o carteiro chegou, e o meu nome gritou, com a carta na mão...."

Um grande abraço a todos e a Paz

Formulários estão no Limbo

Esperar é o que mais um candidato a imigração para o Canadá faz. Porém esperar sabendo que seu formulário está na fila é totalmente positivo, mas esperar por respostas de um formulário que está no LIMBO, é bem mais angustiante. Estamos nesta fase, o Limbo, ou seja, o processo não está em canto algum, em fase nenhuma, porque simplismente ele está em local incerto e não sabido. Eheheheheh.
Resolvi escrever este post, porque tenho recebido manifestações de algumas pessoas que estão com os formulários prontos pra enviar e dar entrada no processo, mas estão parados na barreira do pagamento. Creio que há outras pessoas que estão na fase preliminar do preenchimento dos formulários e sequer sabem que vão barrar no pagamento. Por isso achei importante passar e falar nossa situação e sugerir que as pessoas que ainda não enviaram os formulários aguardem orientações mais precisas.
Vejam só. Como comentei em post anterior nosso processo será devolvido porque o pagamento das taxas foram depositadas no Brasil, o que não poderia, segundo informações do Consulado no Brasil. O mais absurdo é que no site do consulado do Canadá no Brasil ainda indica para depósito a conta que nós realizamos o pagamento. Ou seja, eles insistem em manter o erro e informar aos novos aplicantes que o depósito deve ser realizado no HSBC, conta do consulado. Até aqui não há novidades.
Nossa situação está muito complicada, porque o consulado no Brasil afirma que nossos formulários serão devolvidos (tenho minhas dúvidas), que para solicitar o reembolso das taxas devemos aguardar o retorno dos formulários com o original do comprovante de depósito. Acontece que há casos de correspondências que são enviadas ao Canadá que nunca chegaram ao seu destino. Pintou mais esta dúvida: será que nossos formulários chegarão ao destino? Não sei dizer, porque o Igor enviou os formulários através de carta registrada com prioridade, mas não foi SEDEX. Há diferença no tipo de envio da correspondência. Na forma como enviamos o rastreamento se retringe ao momento de envio e chegada da carta. Não há como os Correios localizarem entre estes 2 pontos. Já carta enviada por SEDEX prioritário, o rastreamento pode ser realizado durante todo percurso. Resumindo a opera, se o Consulado de Nova Scotia não devolver nossos formulários, ou não chegar o aviso de recebimento do correio, não saberemos onde foi parar a correspondência que enviamos, ela estará de fato no Limbo.
Não sabemos até quando devemos esperar o retorno, seja do correio ou do Consulado. Sem essa definição não podemos pedir reembolso das taxas e correr atrás de outras alternativas de pagamento. Também não quero solicitar reembolso antes de ter uma resposta definitiva da Nova Scotia. Vai que a gente pede reembolso e em seguida eles enviem uma correspondência dizendo que aceitaram nossa aplicação mesmo com a forma de pagamento realizada no Brasil? Aí sim o circo pega fogo. Não quero entrar em outra fria por não ter paciência de esperar.
Quero dar as seguintes sugestões práticas para quem está para enviar os formulários:
1 - Não enviem nada sem antes haver manifestação oficial quanto a forma de pagamento das taxas, tenham paciência;
2 - Quando forem enviar a correspondência, por favor, enviem por SEDEX registrado com prioridade.
E aí gente, o que vcs acham? Até quando devemos espera? Enviamos a correspondência no dia 16/01. Os Correios afirmam que esta correspondência levaria de 5 a 10 dias úteis para chegar ao Canadá, isso seria até dia 30/01. Calculei que o aviso de recebimento deva levar o mesmo período para retornar, então dia 13/02. Depois deste dia aí sim, não sei mais se devemos de fato continuar esperando, pois se o AR não retornar é pq a carta não chegou ao destino. Confirmando assim que os formulários estão no LIMBO dos Correios. eheheheh
É isso aí gente. Ainda que estejamos pisando em terreno nada firme, procuramos manter nosso passo firme de quem sabe onde quer chegar.....
A paz esteja com todos....

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Aníver do Igor

Hoje é um dia especial para a família Schultz, pois estamos celebrando mais 1 ano de vida do Igor. Isso nos traz muita alegria, pois podemos continuar dividindo com ele nossos sonhos e buscar juntos a realização. Pessoas como ele são preciosas ao nosso convívio. Parabéns, amor! Que você possa continuar buscando a presença de Deus, pois através Dele tenho certeza que sua vida será muito abençoada.
Sou grata a Deus pela sua vida, por ser sua esposa e poder tê-lo como um amigo e grande companheiro.
Te amo muito.