quinta-feira, 22 de março de 2012

Visto Americano

Alô, Povo de Deus!

Ontem conquistamos mais uma etapa em nosso processo de adaptaçao aqui nas terras calientes (hoje fez 23 graus em plena primavera!!!). Conseguimos nossos vistos americanos!!! Agora, podemos ir para os EUA, que fica a 60km daqui e fazer compras bem mais barato em Plattsburgh (vulgarmente conhecido como Ciudad-del-Este pelos brasileiros) e em outras cidades, além de ir nas praias do Maine (programa de quebécois), Flórida e Disney (programa de quebécois). Para as compras, sei que existe uma cota em dólares que você pode trazer, mas se você pernoitar nos EUA, a cota aumenta bastante! Mas isso a gente conta quando descobrir como funciona.

Agora, sobre o visto. Este processo que fizemos é para residentes permanentes do Canadá. Para o pessoal que ainda está no Brasil, deve haver outro processo. O visto que pedimos é o B1, ou seja, turismo ou business, válido por 10 anos. O processo começa no site de vistos do governos dos EUA, onde você obtém as informaçoes para fazer o visto. Uma vez que você tenha entendido tudo, você pode preencher o formulário on-line DS-160. Neste site você preenche a sua requisiçao do visto e coloca também as fotos. Nós usamos as fotos que já tinhamos tirado para a renovaçao do passaporte brasileiro, escaneamos e fizemos upload no site do DS-160. Antes de terminar o pedido de vistos você tem que pagar 140 dólares por pessoa, informar o local onde você irá ficar nos EUA e escolher a data da entrevista. Se você estiver cadastrando várias pessoas de uma mesma família, você deve escolher a opçao de criar um novo membro da família ao invés de fazer um novo cadastro, toda vez que for cadastrar a nova pessoa.

Bem, a vantagem daqui de Montréal é que a gente tem um consulado americano na cidade, que fica na 1155 Saint-Alexandre. Nosso horário era pras 8h30. 08h00 já estávamos lá. Recepçao: uma placa indicando tudo o que a gente nao pode levar pra dentro do consulado, incluindo telefone celular, controle remoto de alarme de carro, mochilas (eles toparam deixar entrar a mochila do bebê), leite em pó do bebê (tivemos de preparar o leite antes de entrar), etc. E tudo o que fica fora é fora mesmo! A gente teve que voltar e colocar tudo no carro. Entramos, passamos pelo raio X que é bem rigoroso, e subimos para o visto. A primeira parte é entregar os passaportes para a tia da recepçao. Aí vem a primeira novidade: tem que entregar também os PR-Cards, que eles nao haviam pedido na confirmaçao da demanda no site. Ainda bem que a gente estava prevenido... Depois, fazemos o cadastro e vamos para a parte de tocar piano (colocar as digitais para eles cadastrarem). Por último a entrevista:

- Vocês vao pra Disney né?
- É...
- Legal, e à quanto tempo moram no Canadá?
- Um ano e meio
- Legal! E você trabalha com o quê?
- Com TI
- Mas seja mais específico
- Sou consultor em uma empresa de serviços
- Entao tá! O visto chega em 5 dias. Um abraço e até....

2 minutos de entrevista. Só eu falei.

No outro dia já recebemos um aviso por e-mail que os passaportes já haviam sido despachados para o local de entrega, que é em Dorval (bem longe daqui, mas pelo menos nao pagamos 16 dólares por passaporte para eles entregarem em casa...). Assim, vamos ter o visto em poucos dias.

Algumas dicas de documentaçao que a gente levou. O site pede para você levar só o passaporte. Porém, recomendo tambêm:

- PR Card (obrigatório)
- Passaportes antigos que houver
- Holerites de emprego, para provar que você trabalha aqui
- Levamos também nossos SIN (NAS) cards, mas acho que nao seria necessário
- Os comprovantes de agendamento e pagamento que você tem que imprimir do site depois que faz o cadastro.

Bem, é isso... Mandamos notícias quando voltarmos do Paraguai.

Abraçao e a Paz
Igor Schultz

Um comentário:

Sandro disse...

Igor,

Burlington é melhor para fazer a sacolada, tem mais outlets.

Mas se for pra pernoitar, dirija 3 horinhas e estique até Lake George, NY.

Um abraço!!!